Meta de crédito e cobrança: entenda o que é e quais são as principais!

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Uma das grandes finalidades das ações de cobrança é assegurar sucesso nos recebimentos. Para isso, é preciso avaliar os riscos de crédito e estabelecer uma meta de crédito e cobrança que permita o controle dos índices de atraso geral, parcial e contencioso.

Os resultados de cada ano devem ser apurados para a definição de metas para o próximo período. No entanto, é normal encontrar certas dificuldades em entender o que precisa ser medido para que as operações e estratégias adotadas gerem resultados positivos.

Para ajudar nesse processo, elaboramos este texto para que você entenda como devem ser traçadas as principais metas. Confira!

Como deve ser uma meta de crédito e cobrança?

Para que o sistema de metas seja eficiente, é preciso que elas atendam a determinadas características. Confira a seguir.

Metas específicas

Uma meta eficiente precisa de um significado único que não dê brechas para interpretações. Para assegurar ela seja específica, é preciso fazer alguns questionamentos, como:

  • qual é a finalidade da meta?
  • como ela será executada?
  • o que significa atingir a meta?
  • por que ela foi estabelecida?

Considerando isso, é possível aumentar os resultados relacionados à recuperação de créditos de dívidas de um valor determinando, por exemplo: elevar o êxito das negociações das dívidas de até R$2.000,00. Assim não há dúvidas em relação ao que é considerado sucesso para bater uma meta.

Metas atingíveis

Para conseguir realizar uma meta, é necessário que seja atingível. Metas impossíveis servem somente para desmotivar e gerar uma sensação de incapacidade e decepção. Para que isso não ocorra, a meta de crédito e cobrança deve ser estipulada e alinhada com ações possíveis de serem executadas e não com ideias mirabolantes.

Metas relevantes

A meta precisa ser clara e sua importância deve ser reconhecida por todo o time, para que eles possam dar o máximo para atingi-la. Ser relevante quer dizer provocar impacto e trazer resultados que vão fazer toda diferença no processo de cobrança. Por isso, se as metas não foram definidas visando promover esse impacto, é preciso reestruturá-las.

Metas mensuráveis

Ao criar uma meta de crédito e cobrança, deve-se definir como mensurar o atingimento e os resultados obtidos. Isso pode ser realizado por meio de planilhas, questionários e demais recursos. Atualmente, as formas mais usadas pelas empresas de cobrança são os softwares específicos para a gestão desse tipo de atividade.

Metas temporais

Uma meta deve ser alcançada em um tempo determinado, que pode ser horas, dias, meses, semestres, anos etc. O importante é especificar em qual período tem que ser atingida. Isso vai fazer com que a equipe fique motivada e se esforce para cumprir o prazo.

Qual a importância de uma empresa de recuperação de crédito para o atingimento de metas?

A cobrança é uma situação difícil do relacionamento entre instituição e cliente. Nessa hora, é necessário ser gentil e educado e, ao mesmo tempo, assegurar que o pagamento seja realizado. Para isso, uma empresa especializada em recuperação de crédito ajuda no atingimento da meta de crédito e cobrança.

Ela implementa estratégias tendo em vista que uma cobrança bem realizada recupera os inadimplentes e os mantém como clientes, fazendo com que voltem a comprar. É preciso estar em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor, evitando que os devedores se sintam agredidos e entrem com ações judiciais.

Além disso, ela fornece possibilidades de negociações, além de atuar em horários diversos, como sábado à noite. Os funcionários são altamente capacitados, tendo como instrumento de trabalhos softwares de gestão e outras inovações tecnológicas que permitem a execução da função de forma mais precisa, segura e automatizada.

A meta de crédito e cobrança é essencial para um baixo índice de inadimplência. Por isso, contar com o auxílio de uma empresa experiente e qualificada no assunto é uma excelente ideia para que os objetivos possam ser adequados de acordo com as necessidades e situação atual da instituição, tornando as atividades muito mais eficazes.

Quer aprimorar os processos de cobrança do seu negócio? Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

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