Dicas para cobrança por telefone que você precisa conhecer!

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Com a crise econômica existente nos últimos anos, a inadimplência é um fator preocupante, já que tem afetado quase todas as empresas. Como forma de reaver as parcelas em atraso, a estratégia mais comum e adotada pela maioria delas é a cobrança por telefone.

Por se tratar de um momento desconfortável e delicado, é importante saber como fazer essa abordagem adequadamente e, assim, alcançar os resultados esperados, evitando certos atritos e a perda do cliente.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como realizar uma eficiente cobrança por telefone e ajudar você nesse processo. Confira!

Envie mensagens antes

Um método que pode ser utilizado antes de fazer a cobrança por telefone e trazer bons resultados é enviar uma mensagem via SMS ao devedor.

Uma estratégia é encaminhar disparos de mensagens automáticas, por exemplo, um entre cinco e sete dias de atraso, outro com 15 dias e o terceiro 18 dias depois.

Essas mensagens precisam ser padronizadas, é importante incluir o nome do cliente em cada uma. Não é necessário falar de valores ou em formas de negociação, somente informar que o cliente se encontra com um débito em aberto com a empresa.

Planeje a ligação com cuidado

Se prepare para fazer a cobrança. Para isso é preciso saber:

  • o perfil do devedor;
  • os produtos comprados ou serviços contratados;
  • o valor;
  • o dia de vencimento;
  • a forma de pagamento acordada.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil começar a cobrança. Além disso, é necessário definir os argumentos que serão utilizados para convencer o devedor a pagar a dívida, considerando que eles precisam estimular o cliente a querer resolver o problema. Outra vantagem dessa prática é que se o inadimplente der uma desculpa, você saberá como responder ou negociar o valor.

Ofereça métodos alternativos de pagamento

Somente cobrar o valor pode não dar muitos resultados, na maioria dos casos você e o cliente devem chegar a um acordo para estabelecer os novos termos de pagamento.

Em grande parte das situações, ele não paga por falta de dinheiro no momento, mas tem interesse em sanar a dívida. Por isso, é fundamental apresentar várias possibilidades de quitação, por exemplo, parcelamento do valor, descontos na quantia total etc. O mais importante é assegurar que o valor será creditado o quanto antes na conta da empresa.

Trate o cliente com educação

Receber um telefonema de cobrança não é uma situação muito agradável. Por esse motivo, é preciso estabelecer um diálogo respeitoso e gentil com o cliente. Porém, tenha cuidado para não parecer falta de firmeza. Você deve deixá-lo confortável, mas não esquecer o real motivo da chamada, que é a cobrança. Mantenha um tom de voz tranquilo, fale de forma clara e objetiva. A educação deve estar presente na conversa do começo ao fim.

Mantenha a calma

Mesmo que a cobrança por telefone seja feita de forma amigável, é possível que a reação do inadimplente não seja tão pacífica. Como mecanismo de defesa, algumas pessoas podem partir para um conflito e, apesar de ser desagradável, é natural em algumas cobranças.

Nessa hora, a melhor ação é manter a calma e o tom de voz apropriado, buscando soluções que sejam interessantes para ambas partes.

Uma cobrança por telefone bem-sucedida não apenas reduz o constrangimento, mas também o índice de inadimplência. Por isso, as empresas têm se preocupado com os tipos de abordagem adotados na gestão de cobranças. Então, não espere mais para planejar bem suas estratégias, utilizando as dicas aqui apresentadas como base.

Gostou deste post? Aproveite para ler como o big data ajuda na gestão de clientes inadimplentes e entenda melhor sobre o assunto!

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