5 formas de evitar a inadimplência dos seus clientes

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O manejo de cobranças faz parte da administração empresarial, e os gestores devem ter mecanismos para evitar consequências desagradáveis, como a inadimplência. Esse fator, se malconduzido, pode causar rombos consideráveis nas contas do negócio.

Por isso, evitar inadimplência é muito importante para a saúde financeira de toda e qualquer organização. Dessa forma, as contas andam em dia e os clientes continuam aproveitando os serviços ou produtos da marca.

Algumas atitudes são fundamentais para evitar a falta de pagamento por parte dos clientes. Quer saber quais são? Veja as dicas que separamos para que a inadimplência deixe de ser um dos grandes problemas da sua empresa.

1. Torne a análise de crédito uma rotina

O risco de inadimplência independe do tempo que a pessoa é cliente da empresa. É muito importante que todas as compras passem pela análise de crédito. Isso vale para todos os clientes do comércio. Sejam eles antigos ou novos, a análise de crédito deve ser realizada diariamente.

2. Tenha uma política pré-definida de prazos e multas

As penalidades financeiras como multas e juros devem ser estabelecidas juntas aos prazos de pagamento. Assim, o cliente fica ciente de que, ao ultrapassar as condições estabelecidas, ele deverá arcar com tais consequências.

Esse é um meio eficaz de evitar atrasos com os pagamentos das contas. Isso porque muitas pessoas não admitem pagar a mais por uma compra por causa de atraso na quitação de débitos.

3. Acompanhe de perto a situação dos pagamentos

Conferir diariamente a situação dos pagamentos é fundamental para a movimentação financeira do negócio. Desse modo, fica mais prático encontrar possíveis incompatibilidades entre contas a pagar e a receber.

A empresa passa a identificar de forma ágil recebimentos que deveriam ter ocorridos em determinada data. Quanto antes for feita essa identificação, mais fácil poderão ser contornadas situações para reaver os valores.

4. Envie lembretes perto do prazo

Esquecer de pagar determinadas contas muitas vezes é uma consequência do cotidiano agitado. Por falta de um simples lembrete, alguns clientes se tornam inadimplentes.

Para evitar inadimplência por motivos frívolos como esse, vale a pena enviar lembretes de acordo com a aproximação da data de pagamento. Utilize ferramentas como SMS, WhatsApp e o e-mail. É importante ter uma postura cortês e manter a objetividade na mensagem. Rapidamente, as pessoas leem e se lembram do compromisso.

5. Disponibilize diferentes formas de pagamento

Diversificar as opções de pagamento é uma excelente maneira de facilitar a vida das pessoas e ter a garantia de que a sua empresa poderá receber os pagamentos em dia. Boleto, cartões de débito ou crédito e transferência são alguns meios bem-aceitos no mercado e que podem ser facilmente utilizados pela clientela.

Evitar inadimplência mantém a lucratividade da empresa crescente e todas as contas pagas. Como vimos, fazer a análise de crédito diariamente, ter uma política de prazos e multas, acompanhar os pagamentos, enviar lembretes e disponibilizar várias formas de pagamento são ações que ajudam a controlar as finanças da organização e a evitar quaisquer transtornos relacionados à falta de pagamento dos clientes.

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