5 benefícios da mensagem de cobrança antes da inadimplência!

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As empresas de cobrança e credores naturalmente já têm que lidar com a cobrança de inadimplentes, quanto mais agora, em um cenário de alta inadimplência e desemprego. É importante que as empresas atuem na prevenção da inadimplência, através de medidas como o envio de comunicação lembrando o cliente do vencimento de uma cobrança. 

Se trata de uma medida que pode trazer diversos benefícios para o seu negócio. Se você deseja conhecer quais são essas vantagens, continue conosco! Vamos lá?

1. Melhoria no registro referente à cobrança

Quando são usadas as notificações de cobranças por meio de mensagens, sejam elas via SMS, sejam via e-mail, aplicativos etc., a empresa obtém o registro do acordo realizado com o consumidor.

Dessa forma, consegue ter maior controle e segurança. Esses registros também podem ser muito importantes em casos da necessidade de comprovação da transparência da organização em possíveis processos jurídicos.

2. Simplificação para a resposta do cliente

A utilização desse recurso facilita a resposta do cliente, já que ele consegue dar um retorno sobre o dia que pretende pagar o débito de forma rápida e prática.

Se o retorno do devedor for o de que não poderá fazer o pagamento devido a problemas financeiros, mas que deseja quitar a dívida o mais breve possível, a empresa poderá propor uma negociação para o parcelamento do valor por meio da própria mensagem.

3. Redução no número de atrasos

Quando a comunicação por meio da mensagem é feita antes da inadimplência, os lembretes são enviados informando a proximidade do vencimento da fatura, impedindo que os clientes esqueçam de fazer o pagamento e reduzindo o número de quitações atrasadas.

Para que isso funcione de forma eficaz, a mensagem deve ser encaminhada alguns dias antes da data limite para pagamento.

4. Diminuição dos gastos

O envio de mensagens via SMS, e-mail etc., para evitar que o atraso aconteça, é muito mais barato do que os meios que deverão ser adotados para cobrar o cliente futuramente, como as ações judiciais, por exemplo.

5. Aumento da eficiência nas cobranças

Ao invés do responsável pelo setor de cobrança ter que fazer, por exemplo, 15 ligações para os clientes e gastar muito tempo com essa tarefa, é possível enviar 15 mensagens em pouquíssimos minutos, restando tempo para que o colaborador possa usar o restante do tempo em outras atividades da empresa.

É muito importante ter em mente que, para que essa ferramenta tenha o máximo de eficácia possível, é essencial adotar um tom adequado de cobrança para manter uma boa relação com o cliente e evitar qualquer tipo de constrangimento.

Cobrar as pessoas é uma tarefa séria e difícil. Por isso é fundamental estar preparado para que erros não sejam cometidos.

Conseguiu perceber como a implementação da mensagem de cobrança pode ser vantajosa para o seu negócio? É uma prática que auxilia no crescimento da empresa, principalmente nos momentos de crise financeira. Optar por um processo respeitoso pode ser um grande passo para evitar a inadimplência e garantir a lucratividade.

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